Paróquia São João Paulo II, Sombrio, Diocese de Criciúma (SC)

Paróquia São João Paulo II, Sombrio, Diocese de Criciúma (SC)







quarta-feira, 18 de julho de 2012

Evangelho diário 18.07.2012


"FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER..." (Jo 2,5)

Evangelho (Mateus 11,25-27) 
Quarta-Feira, 18 de Julho de 2012 - 15ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor. 

Reflexão

1 – “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. Na ótica de Deus a sabedoria vai além da erudição e da ciência, que podem ser adquiridas pelo esforço humano. Sabedoria tem muito de discernimento espiritual, de sensatez e de prudência. Podemos até saber muitas coisas, mas, às vezes, nos falta o tal do discernimento espiritual e o bom senso. Sabedoria sem bom senso é desastrosa, estraga tudo. Esse tipo de sabedoria gera arrogância, soberba, etc. A mente humana vai muito mais além daquilo que as ciências, por mais profundas que sejam, podem definir. Há algo na mente humana que transcende o puramente humano. Há na mente humana uma luz sobrenatural que nos dá a capacidade de ver, não com os olhos físicos de nosso corpo, mas com os olhos da alma. É importante que entendamos que Deus não é contra o nosso crescimento na assimilação das ciências, pelas investigações científicas que podemos realizar. Afinal, é Deus mesmo quem nos dá o dom da inteligência para o progresso das pessoas por Ele criadas com tanto carinho. Ele quer, inclusive, que sejamos seus colaboradores na transformação do mundo. O mal é que queremos investigar as coisas sem conhecer e reconhecer o autor de todas as coisas. Caímos no erro de achar que podemos entender as coisas divinas com as categorias da nossa razão puramente humana, sem a luz maior. Não nos esqueçamos de que Deus é absoluto e nós somos relativos. O pecado original tentou inverter esta ordem. Deu no que deu... Não podemos querer roubar para nós aquilo que pertence, absolutamente, só a Deus. Contudo, a inteligência humana iluminada pela luz de Deus, poderá entender sem dificuldades as coisas divinas. Os que se colocam na dimensão da humildade, os pequeninos, estes entendem bem esta afirmação de Jesus. 

Oração:
Senhor Jesus, fonte de toda sabedoria, dá-me a graça de ser sábio porque verdadeiramente iluminado pela Luz do Espírito Santo. Concede-me a graça de sondar os Teus mistérios de amor com espírito de humildade, porque assim é do Teu agrado. Ajuda-me, Jesus, a fazer uma profunda e íntima experiência de comunhão Contigo e com o Pai das luzes. Dá-me o dom da sabedoria para que Te possa querer sobre todas as coisas e reconhecer em Ti o autor de todas as coisas. Não permitas que eu passe pela tentação de querer ser absoluto. Minha inteligência, iluminada por Tua luz divina, me faça encontrar somente em Ti a total consistência. Conhecer a Ti, Jesus, para possuir-Te como o bem maior, seja a minha ciência mais sublime. Dá-me a graça de ser humilde e pequenino. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário