Paróquia São João Paulo II, Sombrio, Diocese de Criciúma (SC)

Paróquia São João Paulo II, Sombrio, Diocese de Criciúma (SC)







terça-feira, 3 de julho de 2012

Evangelho do dia 03.07.2012

"Fazei tudo o que Ele vos disser..." (Jo 2, 5)

Evangelho (João 20,24-29) Terça-Feira, 3 de Julho de 2012 
São Tomé, Apóstolo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Infelizmente ainda há pessoas que pensam que podem ter vivência de fé fora da vivência em comunidade. Não podemos jamais esquecer que a comunidade se constitui em local precioso para fazer a experiência do encontro pessoal com Cristo. E o modo mais digno de encontrar-nos com Cristo na vida em comunidade, é encontrando-nos com nossos irmãos e irmãs, que são imagens vivas do Deus amor. Tomé perdeu a graça de ter feito a experiência viva com o ressuscitado pelo fato de estar fora da comunidade. E, além de não acreditar na experiência de quem tinha visto o Senhor Ressuscitado, ainda coloca condições para crer. E Jesus retornou uma semana depois. Entre os Apóstolos, que seriam as primeiras testemunhas da ressurreição, não podia ter dúvidas aninhadas em seus corações. Eles precisavam ser unânimes no testemunho. Precisamos purificar nossa fé. Precisamos alimentar dentro de nós uma fé menos condicional. Não se trata de não refletir a fé. Isso seria ingenuidade. Trata-se de deixar Deus ser Deus em nós, com a totalidade da sua graça e do seu amor. Precisamos urgentemente redescobrir a divindade e o senhorio de Jesus em nossas vidas. Aqui está o grande segredo. Deus não vai deixar de existir se eu, pessoalmente, não o ver. O encontro verdadeiro com Cristo nos faz, consequentemente, mudar de rumo. Depois do encontro com Ele não podemos mais continuar iguais. É muito saudável conviver com pessoas que se deixaram tocar por Cristo. Elas irradiam alegria, satisfação de viver e, sobretudo, muito otimismo. Aqui podemos entender o grande convite de Jesus para sermos sal e luz... Não esqueçamos: Fé verdadeira nunca estará distante das ações concretas.

Oração

Senhor Jesus, fonte transformadora de vida, transforma o meu modo de existir. Ajuda-me a ser mais convencido da necessidade de viver em comunidade. Elimina em mim a tentação de querer viver no isolamento que não produz comunhão. Derrama sobre mim o dom sagrado do Espírito Santo que me quer feliz, vivendo na comunhão eclesial. Dá-me a graça de perceber o quanto faz bem conviver com pessoas que foram tocadas pela Tua força regeneradora. Não deixes, Jesus, que eu coloque condições para crer no Teu amor transformador. Serve-Te de minhas mãos, dos meus pés, do meus olhos, dos meus ouvidos, das minhas palavras e da minha inteligência para ajudar as pessoas que convivem comigo a sentir e perceber Tua sagrada presença. Permite-me, como Tomé, reconhecer o Teu senhorio e tua divindade afirmando diariamente: “Meu Senhor e meu Deus”. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário